sábado, 5 de outubro de 2013

DEUS TRANSFORMA DESAFIOS EM BENÇÃOS -



DEUS  TRANSFORMA DESAFIOS EM BENÇÃOS
(Palavra ministrada em  02 Outubro 2013  - Tenda do Avivamento - Ipatinga )
 Gênesis 21. 8-19 “8  E cresceu o menino e foi desmamado; então, Abraão fez um grande banquete no dia em que Isaque foi desmamado. 9 E viu Sara que o filho de Agar, a egípcia, que esta tinha dado a Abraão, zombava. 10  E disse a Abraão: Deita fora esta serva e o seu filho; porque o filho desta serva não herdará com meu filho, com Isaque 11  E pareceu esta palavra mui má aos olhos de Abraão, por causa de seu filho. 12  Porém Deus disse a Abraão: Não te pareça mal aos teus olhos acerca do moço e acerca da tua serva; em tudo o que Sara te diz, ouve a sua voz; porque em Isaque será chamada a tua semente. 13  Mas também do filho desta serva farei uma nação, porquanto é tua semente. 14  Então, se levantou Abraão pela manhã, de madrugada, e tomou pão e um odre de água, e os deu a Agar, pondo-os sobre o seu ombro; também lhe deu o menino e despediu-a; e ela foi-se, andando errante no deserto de Berseba. 15  E, consumida a água do odre, lançou o menino debaixo de uma das árvores. 16  E foi-se e assentou-se em frente, afastando-se a distância de um tiro de arco; porque dizia: Que não veja eu morrer o menino. E assentou-se em frente, e levantou a sua voz, e chorou. 17  E ouviu Deus a voz do menino, e bradou o Anjo de Deus a Agar desde os céus e disse-lhe: Que tens, Agar? Não temas, porque Deus ouviu a voz do rapaz desde o lugar onde está. 18  Ergue-te, levanta o moço e pega-lhe pela mão, porque dele farei uma grande nação. 19  E abriu-lhe Deus os olhos; e viu um poço de água, e foi-se, e encheu o odre de água, e deu de beber ao moço."

1)  INTRODUÇÃO – Qual é o meu desafio?

- Desafio à situação ou grande problema a ser vencido ou superado; tarefa difícil de ser executada, incitação a uma luta.
- Todos nós estamos sujeitos a qualquer tempo termos de enfrentar desafios, a bem da verdade parece que a todo tempo da vida estamos enfrentando desafios.

O desafio de Agar era de Criar sozinha o menino Ismael.

o   Desafiada  pela  perda.
o   Desafiada pela rejeição.
o   Desafio da insuficiência.

Qual é o meu, o seu desafio?

o   Semelhante ao de Agar?
o   Esposo ou esposa problemático, que ainda não encontrou a Jesus?
o   É um casamento que desmorona uma família que está sendo desfeita?
o   Uma enfermidade grave, uma doença crônica?
o   É uma demanda judicial, talvez.
o   É sua situação financeira que está complicada ou quem sabe mesmo desesperadora?
o   Talvez seja sua empresa que não vai bem, os clientes não aparecem os contratos nunca fecham.
o   É o emprego que você não consegue, é a porta que nunca abre.
o   É a instabilidade, a incerteza do amanhã que parece cada dia mais complicado.
o   É quem sabe a sua vida espiritual que não vai bem, você não consegue se firmar e está sempre com um pé dentro da Igreja e outro fora.
o   Frieza espiritual  - Vem na casa de Deus, mas não sente nada, nada acontece, nada muda em sua vida.

Na verdade não importa qual seja o nosso desafio
o importante é saber que servimos a um Deus que transforma desafios em bênçãos.

1)  Aspecto Humano - Como reagimos diante de nossos desafios?

Sentimo-nos às vezes abandonados, desamparados / Rejeitados

o   Vs14a “Então, se levantou Abraão pela manhã, de madrugada, e tomou pão e um odre de água, e os deu a Agar, pondo-os sobre o seu ombro; também lhe deu o menino e despediu-a”
o   Agar se sentia amparada em Abraão, toda a sua base, todo seu apoio estava no patriarca.
o   A experiência de Agar é verdade em muitas vidas, às vezes perdemos de uma vez toda nossa base de sustentação de nossas vidas seja pessoas ou mesmo outros elementos tais como nosso nome, nossos bens, nossa base financeira ou outros apegos quaisquer, que são fundamentos frágeis ou transitórios.

Sentimo-nos às vezes  perdidos, desorientados.

o   VS 14b “... e ela foi-se, andando errante no deserto de Berseba.”
o   Os problemas por muitas vezes nos surpreendem e ficamos sem orientação.
o   São becos sem saídas, São perguntas sem respostas, São problemas sem uma solução
o   Não sabemos na maioria das vezes o porquê estamos sofrendo,
o   Não sabemos como enfrentar este sofrimento
o   Não sabemos  muito menos qual é a saída para o mesmo.

Sentimentos de Desistência.

o   VS 15-16 “15  E, consumida a água do odre, lançou o menino debaixo de uma das árvores. 16  E foi-se e assentou-se em frente, afastando-se a distância de um tiro de arco; porque dizia: Que não veja eu morrer o menino. E assentou-se em frente, e levantou a sua voz, e chorou.”      

2)  Aspecto divino – POR QUE Deus permite os desafios?

Para que sejamos grandes n’ele

o   O exemplo de José deixa essa verdade bem evidente.
§  Gênesis 45.7-8 “7  Pelo que Deus me enviou diante da vossa face, para conservar vossa sucessão na terra e para guardar-vos em vida por um grande livramento. 8  Assim, não fostes vós que me enviastes para cá, senão Deus, que me tem posto por pai de Faraó, e por senhor de toda a sua casa, e como regente em toda a terra do Egito.”
Deus permite-nos os Desafios ao longo da Jornada. Para que no tempo em que chegar-mos ao lugar que Ele sonhou para nós, não tenhamos dúvida alguma de que foi Ele que nos colocou lá.

Para que ele seja glorificado em nossas vidas.

o   Em nossas orações, e por muitas vezes no calor emocional de uma ministração de louvor pedimos a Deus que nos use, que faça de nós um instrumento de sua glória. A não pouca pessoas é dado entender o impacto destas palavras em nossas vidas.
o    Ser instrumentos para glória de Deus não é só estar em destaque, não é só ocupar lugar de proeminência.
o   Não é só caminhar pelas montanhas, Deus Também nos leva pelos vales.
o   Não é só sorrisos nos lábios, as lágrimas também brotam nos olhos.
o   O instrumento de Deus não permanece apenas nas proximidades dos mananciais ele também é chamado a transitar pelo árduo deserto.
o   O instrumento para glória de Deus não vive só da aprovação das pessoas e da aclamação da multidão, ele experimenta também a rejeição do povo.
o    Quando não entendemos a dinâmica do servir para glória de Deus  nós logo desistimos porque não entendemos  que  um servo do todo poderoso possa padecer de sofrimento, provações e provações.
O fato de Deus ser glorificado na nossa vida pode significar na maioria das vezes renúncia, desapego, sofrimento, sacrifício, significa pagar o preço primeiro e só depois vermos a glória de Deus em nossas vidas. Os exemplos estão por toda bíblia. Moisés, primeiro deserto; Jósé, primeiro o cativeiro; Davi, primeiro urso e leão escondido. Daniel, primeiro a cova dos leões; os três amigos de Daniel, primeiro a fornalha; Paulo, primeiro os múltiplos sofrimentos. Mas depois, em TODOS ESTES EXEMPLOS e em muitos outros, Deus foi glorificado.

3)  Aspecto divino – como deus trabalha em nossos desafios?

Deus conhece  bem a dimensão dos teus desafios

o   VS 17 “E ouviu Deus a voz do menino, e bradou o Anjo de Deus a Agar desde os céus e disse-lhe: Que tens, Agar? Não temas, porque Deus ouviu a voz do rapaz desde o lugar onde está.”
o   Deus  chama a Agar pelo nome,  coisa   que  Sara não  fez Gn  21.10

Deus nos encoraja através de suas promessas.

o   VS 18 “Ergue-te, levanta o moço e lhe pega pela mão, porque dele farei uma grande nação.”
o   Deus tem sonhos pessoais, específicos a cada um de nós. Tinha promessa  para Isaque mas tinha promessa  para Ismael  também,  Tinha alegria  para sara mas tinha alegria  para Agar também.

Deus nos revela a sua provisão  superior.

o   VS 19 “E abriu-lhe Deus os olhos; e viu um poço de água, e foi-se, e encheu o odre de água, e deu de beber ao moço.”


A provisão de Divina é superior a provisão humana, de Abraão Agar recebeu uma vasilha de Deus uma fonte

terça-feira, 10 de setembro de 2013

QUANDO A BUSCA DO BEM, NO CONDUZ AO MAL


QUANDO A BUSCA DO BEM, 
NO CONDUZ AO MAL

II Reis  4. 38 – 41 “38. ELlSEU VOLTOU A GILGAL. E HAVIA FOME NA TERRA; E OS FILHOS DOS PROFETAS ESTAVAM SENTADOS NA SUA PRESENÇA E DISSE AO SEU MOÇO: PÕE A PANELA GRANDE AO LUME, E FAZE UM CALDO DE ERVAS PARA OS FILHOS DOS PROFETAS. 39. ENTÃO UM DELES SAIU AO CAMPO A FIM DE APANHAR ERVAS, E ACHANDO UMA PARREIRA BRAVA, COLHEU DELA A SUA CAPA CHEIA DE COLOCÍNTIDAS E, VOLTANDO, CORTOU-AS NA PANELA DO CALDO, NÃO SABENDO O QUE ERA. 40. ASSIM TIRARAM DE COMER PARA OS HOMENS. E HAVENDO ELES PROVADO O CALDO, CLAMARAM, DIZENDO: Ó HOMEM DE DEUS, HÁ MORTE NA PANELA! E NÃO PUDERAM COMER 41. ELE, PORÉM, DISSE: TRAZEI FARINHA E DEITOU-A NA PANELA, E DISSE: TIRAI PARA OS HOMENS, A FIM DE JE COMAM. E JÁ NÃO HAVIA MAL NENHUM NA PANELA.”

VS 38 - ELISEU VOLTOU A GILGAL. E HAVIA FOME NA TERRA; E OS FILHOS DOS PROFETAS ESTAVAM ASSENTADOS NA SUA PRESENÇA. E DISSE AO SEU MOÇO: PÕE A PANELA AO LUME, E FAZE UM CALDO DE ERVAS PARA OS FILHOS DOS PROFETAS.

Um época de grande necessidade.

·         Aquela era uma época de grande fome na terra. O povo andava inquieto. As pessoas andavam desesperadas, sôfregas, procurando alimento por toda parte. Estavam prontas a comer qualquer coisas que Ihes acalmasse a fome. A cabeça de um jumento era vendida por 80 peças de prata.

·         Todos nós temos necessidades básicas que precisam ser supridas.

Pela pressão do momento também podemos agir sem discernimento:

·         Pela pressão da enfermidade; tomar o remédio errado.
·         Pela pressão do sucesso;"Vênder seus valores.
·         Pela pressão da religiosidade; depositar a fé na pessoa errada.
·         Pela pressão da .opnião pública; tomar decisões precipitadas.
·         Pela pressão do passado; descontar hoje, em cima da pessoa errada.
·         Pela pressão da moda; gastar mais do que pode.
·         Pela pressão dos amigos, da sociedade ; não ter opinião própria, agir sem auto crítica
·         Pela pressão do mercado; agir sem caráter.
·         Pela pressão do medo; agir com covardia.
·         Pela pressão da punição; aceitar a mentira.
·         Pela pressão do  prazer; rifar a moral.
·         Pela pressão do poder; vender a ética.

Quando na busca de uma coisa boa nos somos envenenados

o Matar as saudades.

·         Vozes de espíritos
·         Consulta aos mortos

A busca por amor, por ser amado.

·         Enfeitiçados obcesão doentia
·         Possessividade Egoísmo.
·         Companhia desprovida de cãráter.

o A busca de Deus.

·         Mercenários que sugarão até o ultimo centavo.
·         Doutrinas falsas ditas em nome de Deus

o A busca de crescimento de prosperidade de cQnforto

·         Atalhos construidos em proposta desonestas
·         Caminhos obscuros do suborno da compra de oportunidades.
·         Disputas pessoais, surgimento e inimizades.

A morte na panela pode existir dentro de uma estrutura sólida e organizada.

·         Onde eles estavam, havia ensino religioso sólido.
·         Também onde eles estavam, havia comunhão religiosa. Estavam juntos na crise.
·         Onde eles estavam, havia liderança forte e ungi da. Eliseu, profeta de grande destaque em Israel.

VS 39A - ENTÃO UM DELES SAIU AO CAMPO A FIM DE APANHAR ERVAS. E ACHANDO UMA PARREIRA BRAVA ...

·         Na intençao de resolver questões que nos são essenciais acabamos fazendo o que não devemos.
·         Na busca de suprir uma necessidadde básica, fundamental nós nos provemos de problemas.
·         Há muita gente que está sendo envenenada ao tentar satisfazer a necessidade da alma.
o   É nesse momento que:
§  A religião torna-se um grande perigo;
§  Os conselhos devem ser filtrados;
§  Os convites devem ser bem analisados;
§  Os relacionamentos precisam ser muito bem avaliados e examinados.
• Se misturar o fatal com o saudável, na mesma panela, ela se estraga.

VS 39b - ... COLHEU DELA A SUA CAPA CHEIA DE COLOCÍNTIDAS E, VOLTANDO, CORTOU-AS NA PANELA DO CALDO. NÃO SABENDO O QUE ERA.

       Nao houve a intenção ... aparência de saudável mas venenoso.
       A falta de intenção de escolher errado não subtrai o veneno da escolha.
       Se mistura o venenoso com o saudável, na mesma panela, e se estraga o saudável

VS 40 - … E HAVENDO ELES PROVADO O CALDO, CLAMARAM, DIZENDO: Ó HOMEM DE DEUS, HÁ MORTE NA PANELA! E NÃO PUDERAM COMER. ,

·         O gosto amargo das ervas não comestíveis os advertiu
o   Deus pode te dar avisos a tem de se salvar e não se envolver totalmente nesta escolha de morte
o   Testemunhos do contidiano indicam que deus esta falando dia dia.

VS 41- ELE, PORÉM, DISSE: TRAZEI FARINHA. E DEITOU-A NA PANELA, E DISSE:

TIRAI PARA OS HOMENS, A FIM DE QUE COMAM. E JÁ NÃO HAVIA MAL NENHUM NA pANELA.

Jesus é o pão da vida.

·         No passado, pão era feito de farinha misturada com água, logo, pão moído gera farinha.
o   Até hoje em dia, podemos fazer "farinha de rosca" apenas moendo pão duro.
·         Jesus é pão moído, pois ele foi moído pelos nossos pecados.

João 3.14 – 15 14 Assim como Moisés, no deserto, levantou a cobra de bronze numa estaca, assim também o Filho do Homem tem de ser levantado, 15  para que todos os que crerem nele tenham a vida eterna.

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

NÃO DEIXE QUE O CAIM MATE O ABEL DENTRO DE VOCÊ...



NÃO DEIXE QUE O CAIM MATE O ABEL 

DENTRO DE VOCÊ.

Gênesis 4.1- 16

1 ¶ E conheceu Adão a Eva, sua mulher, e ela concebeu, e teve a Caim, e disse: Alcancei do SENHOR um varão.
2  E teve mais a seu irmão Abel; e Abel foi pastor de ovelhas, e Caim foi lavrador da terra.
3 ¶ E aconteceu, ao cabo de dias, que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao SENHOR.
4  E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas e da sua gordura; e atentou o SENHOR para Abel e para a sua oferta.
5  Mas para Caim e para a sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o seu semblante.
6 ¶ E o SENHOR disse a Caim: Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante?
7  Se bem fizeres, não haverá aceitação para ti? E, se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e para ti será o seu desejo, e sobre ele dominarás.
8 ¶ E falou Caim com o seu irmão Abel; e sucedeu que, estando eles no campo, se levantou Caim contra o seu irmão Abel e o matou.
9 ¶ E disse o SENHOR a Caim: Onde está Abel, teu irmão? E ele disse: Não sei; sou eu guardador do meu irmão?
10  E disse Deus: Que fizeste? A voz do sangue do teu irmão clama a mim desde a terra.
11  E agora maldito és tu desde a terra, que abriu a sua boca para receber da tua mão o sangue do teu irmão.
12  Quando lavrares a terra, não te dará mais a sua força; fugitivo e errante serás na terra.
13 ¶ Então, disse Caim ao SENHOR: É maior a minha maldade que a que possa ser perdoada.
14  Eis que hoje me lanças da face da terra, e da tua face me esconderei; e serei fugitivo e errante na terra, e será que todo aquele que me achar me matará.
15  O SENHOR, porém, disse-lhe: Portanto, qualquer que matar a Caim sete vezes será castigado. E pôs o SENHOR um sinal em Caim, para que não o ferisse qualquer que o achasse.
16 ¶ E saiu Caim de diante da face do SENHOR e habitou na terra de Node, da banda do oriente do Éden.

Introdução

A história fala do nascimento de Caim e Abel, filhos de Eva e Adão, que representam homens que diante de Deus estão em iguais condições.
·         Caim e Abel tiveram a mesma educação e acesso às mesmas informações sobre Deus, porém eram diferentes em características físicas, perfis e atividades.
·         Ambos criam na existência de Deus, ambos trouxeram uma oferta ao Senhor
·         Abel foi aprovado por Deus por causa da sua oferta e Caim desaprovado, porque sua oferta não agradou ao Senhor.
Preposição - Só há duas maneiras de nos apresentarmos diante de Deus. Conforme Abel ou conforme Caim. Que culto você tem apresentado a Deus?

1.   Caim era aquele que traz uma oferta que é rejeitada.

3  E aconteceu, ao cabo de dias, que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao SENHOR. 4  E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas e da sua gordura; e atentou o SENHOR para Abel e para a sua oferta. 5  Mas para Caim e para a sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o seu semblante.

Reijeitada  por não estar corretamente fundamentada (Linha de pensamento)

·         Uma linha de pensamento, não dogmático.
o   A base da oferta de Abel era as primícias, as gorduras, o sacrifício. (Espontaneidade e Atitude, ele era o mais novo)
o   A s bases da  oferta de Caim era a necessidade de fazer, a entrega d comum, o esforço humano.

Rejeitada porque não foi ratificada pela conduta

·         Ao ofertarmos Deus olha primeiro para nossa oferta.
·         A oferta não torna ninguém diferente, ou melhor, diante de Deus. O diferencial está no relacionamento com Deus do ofertante e não da oferta
o   Levítico 2:13  E toda a oferta dos teus manjares salgarás com sal; e não deixarás faltar à tua oferta de manjares o sal do concerto do teu Deus; em toda a tua oferta oferecerás sal.

2.   Caim é aquele que se apresenta diante de deus olhando para seu irmão e não para Deus (Oferta competitiva)

6  E o SENHOR disse a Caim: Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante? 7  Se bem fizeres, não haverá aceitação para ti? E, se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e para ti será o seu desejo, e sobre ele dominarás. 8  E falou Caim com o seu irmão Abel; e sucedeu que, estando eles no campo, se levantou Caim contra o seu irmão Abel e o matou.

caim Permitiu que a inveja tomasse conta de seu coração

·         Caim não ofertou olhando para dentro (coração), nem para o alto (Criador). Ele ofertou olhando para o lado (irmão Abel).
o   Inveja – sentimento de pesar ou desgosto em face da felicidade, da superioridade de outrem; desejo intenso de possuir o que é de outrem; misto de desgosto e ódio provocado pela prosperidade ou a alegria de outrem. Há ciúme do que é nosso, inveja do que é de outro. 
o   O mal que Caim produziu ao seu irmão não foi acidental, foi planejado (Vs 8)
§  Provérbios 6.12 - O homem de Belial, o homem vicioso, anda em perversidade de boca. 13  Acena com os olhos, fala com os pés, faz sinais com os dedos. 14  Perversidade há no seu coração; todo o tempo maquina mal; anda semeando contendas. 15 Pelo que a sua destruição virá repentinamente; subitamente será quebrantado, sem que haja cura. 16 Estas seis coisas aborrece o SENHOR, e a sétima a sua alma abomina: 17 olhos altivos, e língua mentirosa, e mãos que derramam sangue inocente, 18  e coração que maquina pensamentos viciosos, e pés que se apressam a correr para o mal, 19  e testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos.

·         Caim não suportou que seu irmão (Mais novo) fosse melhor do que ele por isso buscou mata-lo
o   É quando achamos que o caminho para ser o melhor diante de Deus não é fazer o melhor, é de destruir  aquele  que é melhor.
o    A síndrome de Saul.
§  1 Samuel 10.24  “Disse Samuel a todo o povo: Vedes a quem Jeová escolheu? pois não há entre todo o povo quem lhe seja semelhante. Então todo o povo rompeu em gritos e disse: Viva o rei!”
§  1 Samuel 15.28  “Disse-lhe Samuel: Hoje rasgou de ti Jeová o reino de Israel, e o entregou ao teu próximo, que é melhor do que tu.”

caim levantou-se contra seu irmão

·         Caim se vingou da  frustração que teve para com Deus, acertando seu irmão.
o   É o exemplo de pessoas que não sabendo lidar com  suas frustrações buscam atacar, prejudicar e se puderem até matam  outras pessoas. Mesmo que estas no as tenha atingido.
·         Matamos nossos irmãos, não fisicamente, mas com palavras, gestos e reações, semelhantes às de Caim? 
o   Mateus 10:28 "E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei, antes, aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo." 

3.   Caim é aquele que não se responsabiliza pelo seu irmão.

9  E disse o SENHOR a Caim: Onde está Abel, teu irmão? E ele disse: Não sei; sou eu guardador do meu irmão?10  E disse Deus: Que fizeste? A voz do sangue do teu irmão clama a mim desde a terra. 11  E agora maldito és tu desde a terra, que abriu a sua boca para receber da tua mão o sangue do teu irmão. 12  Quando lavrares a terra, não te dará mais a sua força; fugitivo e errante serás na terra.
·         Muitos entendem que se relacionar com Deus  é não precisar  de olhar para nossos irmãos   é olhar só para cima.
·         Havia um cinismo na resposta de Caim para Deus.
o   Cinismo - atitude ou caráter de pessoa que revela descaso pelas convenções sociais e pela moral vigente; impudência, desfaçatez, descaramento.

4.   Caim é aquele que não se humilha diante de deus não busca consertar que prefere fugir.

13  Então, disse Caim ao SENHOR: É maior a minha maldade que a que possa ser perdoada. 14  Eis que hoje me lanças da face da terra, e da tua face me esconderei; e serei fugitivo e errante na terra, e será que todo aquele que me achar me matará. 15  O SENHOR, porém, disse-lhe: Portanto, qualquer que matar a Caim sete vezes será castigado. E pôs o SENHOR um sinal em Caim, para que não o ferisse qualquer que o achasse. 16  E saiu Caim de diante da face do SENHOR e habitou na terra de Node, da banda do oriente do Éden.

Caim rejeitou a proposta de Deus

·         VS 7  Se bem fizeres, não haverá aceitação para ti? E, se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e para ti será o seu desejo, e sobre ele dominarás.
o   Deus esta dizendo a Caim volte atrás, prepare outra oferta, se apresente de novo a mim.
o   Caim não sabe lidar com a frustração ao invés de se apresentar diante de Deus e vai atrás de seu irmão para matá-lo
o   Deus está dizendo eu não tenho filhos prediletos, eu tenho filhos que obedecem e filhos que desobedecem.

5.   invertendo a história: Que morra Caim e que viva o abel que estáem nós.

·         Não se mostra neste texto nenhuma reação de Abel.  Na nossa história o Abel tem superar o Caim.
·         O Caim tem de ser dominado. (V s7b - E, se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e para ti será o seu desejo, e sobre ele dominarás.)
·         Abel recebe justificação pela fé.
o   Hebreus 11.4 “Pela fé, Abel ofereceu a Deus mais excelente sacrifício do que Caim; pelo qual teve testemunho de ser justo, tendo a aprovação de Deus quanto as suas ofertas. Por meio dela, depois de morto ainda fala”
·         Abel trouxe o seu sacrifício, nós devemos olhar  para  o sacrifício de Cristo

o   Hebreu 10.10 (TB) Na qual vontade temos sido santificados pela oferta do corpo de Jesus Cristo feita uma vez para sempre.